Exercício Físico

Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.
O exercício físico é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica, desporto e educação física constituem atividades vitais para a saúde, a educação, a recreação e o bem-estar do ser humano, a prática do desporto e os exercícios físicos podem fazer pelos Homens o que não poderiam fazer milhões de médicos. A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.
O ideal para a saúde é que a atividade física se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta.
Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que se iniciam.
As conseqüências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de aterosclerose e suas conseqüências (angina, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral), aumento da obesidade, aparição de problemas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, dislipidemia, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, depressão, ansiedade, além de aumento do risco de afecções osteomusculares e de alguns tipos de câncer (cólon e de mama).

Fonte: Wikipédia


Exercício Anaeróbico (Musculação)
Quanto mais músculo a pessoa tiver, mais calorias o corpo queima. Em média, um quilo de músculo consome seis vezes mais calorias do que um quilo de gordura. De resto, o método de ganhar massa muscular como finalidade de queimar mais calorias é defendido por alguns praticantes.  É impossível ganhar massa muscular de qualidade sem fornecer ao corpo nutrientes que vão para além das necessidades calóricas do corpo. Se ganhar músculo e continuar com uma restrição calórica, o músculo acabará desaparecendo, porque a gordura corporal não é suficiente para aguentar a massa muscular.

Benefícios da Musculação:
Ajuda a emagrecer: Após um trabalho intenso com pesos, o corpo pode demorar até 72 horas a recuperar depois da sua realização, por isso os músculos consumirão mais calorias. Além disso, a musculação aumenta muito mais o metabolismo basal do que o exercício aeróbico, ou seja, consumirá mais calorias mesmo estando em repouso. Consilie os 2 tipos de treino e obtenha uma grande forma física.
Evita a flacidez: Como foi referido anteriormente, realizar apenas corrida deixará o corpo flácido. A musculação permitirá ao corpo conservar a massa magra, enquanto ainda ajuda (e muito) a perder gordura.
Diminui o colesterol:  A musculação fortalece as artérias e torna o fluxo sanguíneo mais forte, o que permite dissolver os resíduos que se acumulam no sangue.
Controla os diabetes: Como a musculação aumenta os gastos de energia, o corpo queimará mais glicose, substância que, em excesso, causa diabetes.
Evita a osteoporose:  A musculação aumenta a densidade óssea e estimula a produção de células fixadoras de cálcio, fortalecendo os ossos.
Melhora a postura: A musculação fortalece todas as estruturas do corpo, melhorando a postura enquanto trabalha também a flexibilidade. Convém realçar que caso estes exercícios sejam mal executados irá piorar a situação.
Muitos mais benefícios poderiam ser enumerados. A musculação está diretamente ligada à auto-estima, inclusive nos idosos, como confirma um estudo realizado pela Emedix. Este exercício potencializa a liberação de um hormônio chamado endorfina, que está relacionada com a boa disposição, otimismo e confiança. E porque nunca é demais lembrar: conseguirá um corpo estéticamente bem formado e atingir a boa forma física.

Exercícios Aeróbicos (Caminhada, Corrida, Natação, Dança, Pedalada e Patinação)
No exercício aeróbico, oxigênio é usado para "queimar" gordura e glicose a fim de produzir adenosina trifosfato, o transportador básico de energia para as células. Inicialmente durante o exercício aeróbico, glicogênio é quebrado para produzir glicose, mas na sua ausência, metabolismo de gordura é iniciado. O processo de metabolismo de gordura é mais lento e acompanhado por declínio no nível de performance.
Benefícios dos exercícios aeróbicos:
Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.
Tonificação da musculatura.
Diminuição da pressão arterial.
Elevação do número de células vermelhas do sangue.
Melhoria da circulação sanguínea.
Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.