Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares são perturbações severas do comportamento alimentar, identificados especialmente entre as mulheres. Dentre os transtornos alimentares, duas síndromes são mais conhecidas: a anorexia nervosa e a bulimia nervosa.
Tanto a anorexia nervosa como a bulimia nervosa são mais comuns entre adolescentes e mulheres jovens - cerca de 0,5 a 3% das mulheres sofrem de transtornos alimentares, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais IV (DSM-IV). Embora as causas fundamentais da anorexia nervosa e da bulimia nervosa permaneçam ainda desconhecidas, sabe-se que fatores biológicos, genéticos, psicológicos, socioculturais e familiares contribuem para a sua causalidade.
É importante notar que não é necessária a presença de todos os sintomas destes transtornos alimentares para que se estabeleça uma associação negativa ao uso nocivo de álcool; basta apenas um sintoma importante, como dieta severa ou de risco, preocupação excessiva com o peso, insatisfação com o corpo e comportamentos compulsivos ou compensatórios com a alimentação.

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças 10 (ICD-10) da Organização Mundial de Saúde (OMS), é um transtorno caracterizado pela perda de peso intencional - por meio de diminuição na ingestão de alimentos, indução de vômitos ou purgação (uso de laxantes, por exemplo), exercícios físicos excessivos, ou uso de inibidores de apetite ou diuréticos. Há distorção na percepção do próprio corpo e medo excessivo de engordar, mesmo quando a pessoa está abaixo do peso (Índice de Massa Corporal igual ou inferior a 17,5), e uma desordem generalizada do sistema endócrino - podendo causar amenorréia (interrupção da menstruação) nas mulheres, e perda de interesse e redução da potência sexual nos homens.




Bulemia Nervosa

Já a bulimia nervosa é uma síndrome caracterizada pela recorrência de ingestão excessiva de alimentos de forma compulsiva, com perda de controle, e preocupação exagerada com peso, que faz com que o indivíduo adote métodos extremos para compensar a ingestão dos alimentos, como: indução de vômitos, uso de laxantes e excesso de atividades físicas.





Vigorexia 

Transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação, e pode-se somar ao fato de apresentar uma auto-imagem um tanto distorcida, em quadro psicologicamente patológico



 
Fonte: Centro de Informações sobre Saúde e Álcool.